Riscos jurídicos na Internet
“Em meu trabalho com alunos do ensino fundamental e médio, pude perceber que a maioria, se não todos acreditavam que não são responsabilizados por seus atos e muito menos seus pais, quando o assunto é internet.”
“O professor foi vítima dos próprios alunos numa comunidade do site de relacionamento Orkut onde sua imagem é satirizada. Os alunos também chegam a ameaçar furar os pneus do carro de J. e jogar açúcar no tanque de gasolina do veículo.”
È muito preocupante saber que os adolescentes e jovens a até crianças do nosso Brasil não tenham essa idéia de ser responsabilizados pelos seus atos, que muitas vezes se acham no direito de fazer o que bem entender nas suas práticas, e muitas vezes isto é passado pelo maior veiculo de comunicação que tem no planeta. Em minha opinião devemos como educadores e pais também ser “vigilantes” na questão educação destes jovens que estão aderidos neste novo mundo “informatizado”.
“Assim, a criança ao cometer um ato infracional será encaminhada para o Conselho Tutelar que deverá determinar uma das medidas de proteção previstas no art. 101 do ECA que pode ser advertência, encaminhamento para tratamento psiquiátrico, psicológico, programas educacionais, entre outros.”
“Esta questão é muito importante que seja levada ao conhecimento dos jovens, pelos professores em sala de aula. Temos que trabalhar a prevenção!”
“Além da ética, saber o que pode lhe acontecer (responsabilidades) sempre traz bons resultados.”
Em minha opinião devemos ir além deste de prevenir, mas mostrar que a realidade é outra e que à punição para o menor infrator.
A responsabilidade dos pais
Os pais têm uma responsabilidade maior em questão de saber o que seus filhos estão publicando na internet não de uma forma de todo tempo, mas saber com quem eles estão interagindo no computador e outros.
A responsabilidade dos professores
O professor não deve se limitar somente em sala de aula mais ir além, tendo identificado problemas não passar como omisso, mas sim ir além e procura meios de ajudar a encontrar soluções que com certeza irão aparecer.